Moçambique

MOÇAMBIQUE

Porto do Maputo será dragado para receber navios maiores

O canal de acesso e alguns cais de atracação do porto do Maputo vão ser este ano dragados para aumentar a profundidade dos actuais 11 metros para 13,7 metros e permitir a entrada de navios com mais de 65 mil toneladas, anunciou a empresa concessionária.

Soraia Abdula (na foto), directora de Comunicação e Imagem da Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo, disse que a dragagem do canal de acesso e dos cais de acostagem foi um dos investimentos de vulto realizados ao longo de 2013, ao abrigo do plano director do porto de Maputo.

Aquela responsável disse ainda que esse investimento permitiu o aumento da eficiência das operações e consequente ultrapassagem dos dezassete milhões de toneladas de carga que haviam sido definidos como meta para 2013.

Citada pelo matutino Noticias, de Maputo, Soraia Abdula disse também que o aumento da profundidade do canal de acesso e dos cais de atracação, ao permitir a entrada de embarcações com cada vez maior capacidade, vai evitar que os navios tenham que se deslocar a outros portos da região para completar o carregamento, agravando o custo das operações.

Nas actuais condições de profundidade do canal de acesso e dos cais de atracação alguns navios são forçados a deixar o porto de Maputo com carga incompleta para outros portos vizinhos com maior profundidade, como o de Richards Bay, na África do Sul, onde podem proceder ao preenchimento da carga em falta até à sua capacidade máxima, sem o risco de encalhar.

A Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo é uma parceria entre a estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e a Portus Indico, uma parceria entre os grupos sul-africano Grindrod e DP World dos Emirados Árabes Unidos e da empresa moçambicana Moçambique Gestores.

fonte