ANGOLA Instituto de Fomento Empresarial promove workshop em Cabinda
Um worhshop sobre "Modalidades de Participação do Sector Empresarial na Implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros" (PNFQ) realizou-se no dia 07/05/2014, na cidade de Cabinda, pelo Instituto de Fomento Empresarial.
Dar a conhecer a classe empreendedora da região o plano nacional de formação de quadros foi outro objectivo do worhshop decorrido no anfiteatro da nova sede de Administração da Empresa Portuária de Cabinda. Aldina da Lomba Catembo, governadora provincial disse na ocasião ser importante que os Empresários locais participem de forma efectiva no plano nacional de formação de quadros.
Nas suas intervenções, os Empresários reconheceram existir ainda défice a nível de recursos humanos. A falta de acompanhamento dos jovens formados nas escolas técnicas, estágios profissionais aos recém-licenciados foi apontada pelos Empresários como elemento que concorre para falta de qualidade de alguns empregados.
Apesar da situação, tem havido vontade tanto dos recém-licenciados bem como dos empregados disseram os jovens.
A criação de um Instituto de petróleos em Cabinda foi outra questão levantada pela classe, já que tem havido carências neste sentido. Avelize Fresca Coordenadora nacional adjunta do plano nacional de formação de quadros respondeu dizendo, que não há necessidade de se erguer mais um Instituto de petróleo no país o que poderia acontecer é a instalação de um núcleo atendendo ao volume de pedido dos jovens formarem-se nesta área.
Avelize Fresca avançou que as questões reflectidas no worhshop vão merecer atenção dos Departamentos ministeriais.
O worhshop nacional decorrido no anfiteatro da nova sede de Administração do Porto de Cabinda contou com a presença de altos responsáveis do IFE, do plano nacional de formação de quadros, Empresários locais e convidados.
|