Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Clipping 

Comunidade lusófona tem 10 países que pretendem aproximação

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) está a despertar o interesse de dez países que estão em diferentes etapas do processo de adesão, disse a directora-geral da organização, Georgina de Mello (na foto), num encontro em Lisboa.

"A Guiné Equatorial, o Senegal e as Ilhas Maurícias têm o estatuto de observador associado, sendo previsível que a Guiné Equatorial se junte como membro de pleno direito na Cimeira de Díli, a 23 de Julho", disse Georgina de Mello num encontro que pretendeu anunciar a realização de uma reunião com bancos, seguradoras e entidades financeiras da CPLP, a realizar em Lisboa.

"Em processo muito avançado para a obtenção do estatuto de observador associado está a Namíbia, a Turquia e a Geórgia", acrescentou a responsável, sublinhando ainda que Japão, Perú e Marrocos são outros países que estão a preparar as candidaturas a observadores associados.

Por último, vincou, há também notícias de que a Índia vai submeter o processo de aproximação à CPLP.

A CPLP junta actualmente oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, representando cerca de 4,6% da riqueza mundial, e estando espalhada por quatro continentes.

Lusa