Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 

Angola regista o maior crescimento económico da África Subsaariana desde 2007

O maior crescimento económico da África Subsariana desde 2007 foi registado por Angola, que se afirmou como um dos países mais ricos em termos de Produto Interno Bruto (PIB) per capita. A informação foi avançada por Rui Simões, responsável do Departamento de Desenvolvimento do Território e das Parcerias Público-privadas do Ministério da Economia, que afirmou que a economia nacional cresceu de forma sólida na última década, num quadro macroeconómico em melhoria.

De acordo com o Relatório do Progresso de África, realizado pela África Progress Panel – uma organização que reúne dez personalidades preocupadas com o futuro de África – Angola está entre os 10 países africanos em que o rendimento per capita mais cresceu entre 2000 e 2012, com valores acima dos seis por cento. O responsável indicou que o crescimento económico de Angola tem sido progressivamente convertido em maior bem estar para a população e sublinhou que a diversidade económica está em curso, tentando sempre ser reduzido o peso do sector do petróleo.

Rui Simões salientou ainda o papel dos clusters - ecossistemas para o fomento da inovação e de novos negócios – para a criação de vantagens comparativas e reforço do posicionamento competitivo do país em cadeias produtivas de elevado valor acrescentado. Os clusters possibilitam às empresas que ganhem acesso a fornecedores e clientes críticos, sendo que no país, o seu aprofundamento deverá passar pela análise de maior detalhe – clusters especializados - e pela escolha de projectos de vanguarda.

fonte