Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

SC garante gestão do Porto de São Francisco do Sul por mais 25 anos

O Porto de São Francisco do Sul continuará sob a gestão do Governo do Estado de Santa Catarina. O contrato foi assinado pelo ministro da Secretaria de Portos, César Borges, e pelo governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins, em São Francisco do Sul. O contrato poderá ser renovado ao final do período previsto.

O governador em exercício destacou a importância do contrato para o desenvolvimento do estado. Para o ministro César Borges, “Santa Catarina tem uma vocação para o comércio exterior e, por isso, queremos que aqui cresçam e se desenvolvam os portos. O setor portuário catarinense é cada vez mais importante, movimenta cargas em quantidade recorde, gerando empregos e reduzindo o Custo Brasil, por isso achamos que esse é um modelo vitorioso e que merece nossa confiança", acrescentou o ministro César Borges.

Localizado no Norte do Estado, o Porto de São Francisco do Sul é uma estrutura de múltiplo uso, sendo o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada. Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, a concessão marca o início de uma nova etapa, com foco na modernização do Porto e consequente aumento da sua competitividade.

Neste mês, a Secretaria de Portos também já havia autorizado a instalação do Terminal de Uso Privado (TUP) do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), localizado em São Francisco do Sul. A nova estrutura será voltada à exportação de granéis vegetais, como soja, farelo de soja e milho. A expectativa de movimentação é de 6 milhões de toneladas por ano, com investimento de R$ 419 milhões. A previsão para concluir a construção é de 18 meses.