Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Obras na linha do Sena concluídas no 1º trimestre de 2015

Já estão na fase de conclusão as obras de reforço da capacidade da linha de caminho-de-ferro do Sena, que passará dos 6,5 milhões para 20 milhões de toneladas/ano.

A empreitada, orçada em cerca de 163 milhões de euros, está em curso desde Junho de 2013 e deverá ficar concluída no decurso do primeiro trimestre de 2015, abrangendo as obras a extensão total da linha, 575 quilómetros, entre a vila carbonífera de Moatize, província de Tete e o porto da Beira, província de Sofala.

O diretor da Brigada de Reconstrução da Linha de Sena (BRLS), Elias Xai-Xai (na foto), disse ao Notícias, de Maputo, que nas estações de Sena, Magagade, Caia, Inhamitanga e Mazamba, em Sofala, foram concluídos trabalhos de ampliação das linhas de cruzamento de 750 para 1500 metros de comprimento, incluindo a montagem das vias nas restantes 20 das 31 estações existentes ao longo da linha férrea.

As obras em curso incluíram a colocação de balastro, recuperação das mais de 300 pontes, pontões e aquedutos, sobretudo no Baixo Zambeze, com destaque especial para a restauração física da famosa ponte Dona Ana, que liga as margens do Zambeze entre Sena, em Caia, e Mutarara, numa extensão total de aproximadamente 5 quilómetros.

Fundada em 1914 pela então companhia britânica Trans-Zambezi Railways (TZR), que inclui o ramal Inhamitanga/Marromeu, com 82 quilómetros, a linha de Sena conhece um tráfego intenso, com a movimentação de uma média diária até 21 comboios, dos quais 17 carregados de carvão mineral, sendo os de passageiros semanais.

fonte