Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Porto de Lisboa quer reforçar ligações à América do Sul

O Porto de Lisboa esteve presente na 21ª edição da Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor portuário realizada em São Paulo, no Brasil, evento no qual a APL pretendeu reforçar o posicionamento nas ligações aos mercados da América do Sul.

A feira reuniu 600 expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América, Europa e Ásia, contando com 48 mil visitantes.

A delegação do Porto de Lisboa, constituída por elementos da APL e da Comunidade Portuária de Lisboa (CPL), manifestou o desejo de reforçar o posicionamento do Porto de Lisboa nas rotas atlânticas, destacando as ligações diretas de Lisboa aos mercados sul-americanos. Neste contexto, o objetivo passou também por dar visibilidade ao porto como porta de acesso ao mercado Europeu junto dos mercados internacionais e particularmente da América do Sul, incentivando a criação de novos negócios e ligações comerciais.

Ao longo dos três dias decorreram várias iniciativas de relevância estratégica para o Porto de Lisboa. O programa contemplava um networking empresarial “Portugal-Brasil” em parceria com a Comunidade Portuária de Lisboa e com o apoio da AICEP Portugal Global; encontros comerciais bilaterais com armadores; e também uma visita ao Porto de Santos.

Para a Administração do Porto de Lisboa esta presença é “particularmente relevante no contexto atual do Porto de Lisboa, considerando os objetivos de crescimento que temos na área da carga e das exportações”. Neste contexto, reforça ainda que “a América do Sul (e o Brasil em particular) representa um mercado estratégico para o Porto de Lisboa, permitindo-nos consolidar uma posição atlântica competitiva face a outros portos europeus, que representa uma economia de um a dois dias de tempo de trânsito naqueles tráfegos”.

O Porto de Lisboa dispõe de três linhas regulares com ligações aos mercados da América do Sul, América Central e América do Norte, que apresentam um conjunto de vantagens competitivas – desde economia de tempo em trânsito, aos benefícios do sistema de despacho online, entre outras.

fonte