Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Portugal e Brasil no núcleo fundador do novo banco mundial proposto pela China

Portugal e Brasil integram a lista dos 51 fundadores do novo banco internacional proposto pela China, o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), divulgada pelo Ministério das Finanças chinês.

Mais países poderão ainda solicitar a adesão ao AIIB, mas já não terão direito ao estatuto de fundador, que permite participar na definição das regras do novo banco.

Estados Unidos, Japão e Canadá estão ausentes do projecto, mas entre a lista dos fundadores figuram outras grandes economias mundiais, entre as quais a Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Coreia do Sul e Rússia.

Visto inicialmente em Washington como um desafio à ordem financeira internacional, em competição com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, o AIIB foi lançado em Outubro passado em Pequim com o apoio de 21 países asiáticos.

O objectivo é financiar a construção de infra-estruturas na Ásia-Pacífico, empreitada que, segundo algumas estimativas, deverá custar cerca de 8 biliões de dólares ao longo da próxima década.

Em meados de Março último, o Reino Unido anunciou a adesão ao AIIB e, a seguir, muitos outros países europeus fizeram o mesmo.

continue a ler aqui