Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 

Moçambique recebe empréstimo japonês de 280 milhões destinado ao porto de Nacala

Foi assinado, em Maputo, um acordo entre o Japão e aquele país africano para um empréstimo adicional japonês de 280 milhões de dólares, o qual será aplicado na segunda fase do projecto de ampliação do porto de Nacala.

Este empréstimo é a última parcela que o Japão concede para o projecto de desenvolvimento do porto de Nacala, depois de em 2012 ter concedido 30 milhões de dólares e de em 2013 ter emprestado mais 70 milhões de dólares, num total de 380 milhões de dólares.

Os três empréstimos representam em conjunto o valor mais elevado concedido pelo governo japonês ao abrigo do programa de Ajuda ao Desenvolvimento, tendo um prazo de amortização de 30 anos com 10 anos de graça e um juro anual de 0,01%.

A execução da primeira fase do projecto iniciou-se em Março de 2013 e a segunda fase deverá ter início ainda este mês, consistindo na continuidade dos trabalhos de dragagem do cais norte, aterro e nivelamento de terras e pavimentação do terminal de contentores.

As obras executadas e a executar no porto de Nacala pretendem aumentar a capacidade de processamento de carga dos actuais 2 milhões de toneladas por ano para 5,5 milhões de toneladas, montante a atingir em 2020.

 

fonte