Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 

Porto de Luanda atinge recordes de movimentação de mercadorias em 2014

O Porto de Luanda atingiu números marcantes no exercício de 2014, metas nunca antes alcançadas e que reflectem a crescente eficiência vivida no porto da capital angolana. Manuel Francisco Zangui, administrador para a área comercial do Porto de Luanda, revelou que a empresa atingiu uma descarga de mercadorias estimada num milhão de TEU em 2014, 13 milhões de toneladas movimentadas.

"A descarga de um milhão de contentores de mercadorias diversas, mais 100 mil em relação ao ano 2013, em que foram descarregadas 900 mil TEUs (unidade de medida de contentores de 20 pés), constitui um marco nunca atingido" afirmou Manuel Francisco Zangui, acrescentando que tal marco inédito ajudou ao crescimento financeiro do Porto de Angola.

"Se a produtividade da empresa cresceu em temos de descarga de contentores, naturalmente que teve um crescimento financeiro", declarou o gestor, que acentuou também os constantes desafios da indústria marítima e a necessidade de acompanhar o investimento estrutural do negócio portuário, sendo citado o caso do progressivo aumento de capacidade e tamanho dos navios que operam e escalam nos portos.

"Os canais de acesso têm de ser melhorados, é um desafio enorme que a própria indústria portuária exerce sobre os portos", explicou Zangui, exemplificando alguns dos desafios no horizonte. "As grandes dificuldades residem nos acessos marítimos, pela pouca profundidade que temos e nos acessos rodoviários porque os acessos que ligam ao Porto de Luanda carecem de alguma melhoria", explicitou.

fonte