Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Lucros do sector do transporte marítimo de contentores sofrem com contexto negativo

Uma mistura tóxica entre baixa procura, prática de preços agressiva e o aumento da capacidade disponível tem contribuído largamente para a queda dos lucros do sector do transporte marítimo de contentores, de acordo com um relatório da consultora Drewry Shipping Consultants, que corrigiu em baixa a sua anterior previsão de 7,3 mil milhões de euros no sector.

Citada pela agência "Reuters", a Drewry adiantou mesmo que o sector do transporte marítimo de contentores "terá sorte se ficar no break even este ano"; A Maersk Line obteve lucros de 2 mil milhões de euros em 2014, fugindo à norma das mais competitivas companhias do mundo, mas o exercício de 2015 deverá conhecer um abrandamento significativo.

Quanto aos preços do frete, na relação comercial entre a Ásia e a Europa, estipulou-se um novo mínimo desde que o indicador Shanghai Shipping Exchange foi iniciado, há seis anos atrás. Segundo avança a "Reuters", O preço por contentor foi de 185,8 euros naquele mês, tendo a média de 2015 sido de 603,8 euros .Para ser rentável para as companhias, o frete naquela rota terá de fixar-se em quantias entre 725,4 e 906,7 euros.

fonte