Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Dragagens no Porto de Quelimane

A dragagem do porto de Quelimane, província da Zambézia, inicia-se este mês, prolonga-se até Janeiro de 2016 e, quando concluída, terá removido mais de 320 mil metros cúbicos de sedimentos, anunciou o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique.

O ministro Carlos Mesquita (na foto), que falava na cidade da Beira, disse tratar-se de uma intervenção que não acontece há pelo menos cinco anos naquela unidade portuária, prevendo-se que com esta operação se consiga atingir uma profundidade de cinco metros.

Carlos Mesquita assegurou que o porto de Maputo está bem, tendo passado de nove para 14 metros de profundidade, enquanto o porto da Beira, que é de maré, apresenta-se com condições razoáveis de acostagem de navios, com uma média de oito metros de profundidade ao longo do seu canal de acesso.

Citado pelo matutino Notícias, de Maputo, o ministro sublinhou que, por causa das descargas do rio Pungué, a dragagem do porto da Beira está anualmente fixada em 2,5 milhões de metros cúbicos, sendo que a Empresa Moçambicana de Dragagem (Emodraga) atingiu no primeiro semestre 1,25 milhões de metros cúbicos.

As 22 bóias instaladas ao longo do canal de acesso ao porto da Beira beneficiam de manutenção quinzenal, pelo que o porto voltou a estar disponível para a circulação nocturna de navios até 60 mil toneladas de arqueação bruta, contra as anteriores 30 mil toneladas.

fonte