Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Quase terminada a primeira fase de modernização do Porto de Nacala

A primeira fase de modernização do porto de Nacala, província de Nampula, está prestes a ficar concluída, obras com financiamento garantido pelo Japão e adjudicadas à empresa japonesa Penta – Ocean Construction Co Ltd, informa o jornal moçambicano 'Notícias'.

Quando concluída esta primeira fase, o porto disporá de novos terminais de combustível e de contentores bem como uma estação para o controlo da entrada e saída de navios, tendo sido ainda reparado o pontão norte, pavimentado o terminal de contentores e construído um novo terminal ferroviário.

Com os trabalhos em curso, a capacidade de processamento de carga deverá subir dos actuais dois milhões de toneladas para 5,5 milhões de toneladas por ano, até 2020.

Findas as obras, prevê-se também a dinamização do comércio ao longo do corredor de Nacala e dos países vizinhos sem acesso ao mar, como o Malaui e a Zâmbia.

Em Maio de 2014, o embaixador cessante do Japão em Moçambique, Eiji Hashimoto, anunciou a concessão a Moçambique de 232 milhões de dólares, 32 milhões dos quais sob a forma de doação, para a reconstrução do porto de Nacala.

O custo total da reparação e modernização do porto de águas profundas de Nacala está estimado em 300 milhões de dólares, tendo um acordo de financiamento no montante de 84 milhões de dólares sido assinado entre os governos dos dois países em Março de 2013.

fonte