Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Quantos portos existem no Brasil?

O Brasil possui 235 instalações portuárias - levando em consideração infraestruturas públicas e privadas, sendo elas marítimas ou fluviais, já que nenhuma instalação portuária brasileira é classificada como Porto Lacustre.

É importante ressaltar que esses dados foram retirados da Secretaria de Portos (SEP) e eles não levam em consideração Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), pois quem atua sobre elas é o Ministério de Transportes. A classificação de porto marítimo ou fluvial é feita por qual tipo de transporte as embarcações chegam. Um exemplo disso é o Porto de Manaus que é classificado como marítimo por receber embarcações pelo oceano, mesmo sendo localizado próximo de hidrovias fluviais.

Dentro dessas 235 instalações portuárias, 37 são consideradas Portos Públicos (administrado pela União – seja através das Companhias Docas, municípios, estados ou consórcios públicos). Na relação não aparece nenhum terminal classificado como Porto Lacustre.

Além deles, 161 são portos fluviais, dividindo as competências entre a Secretaria de Portos, o Ministério dos Transportes e o DNIT.

mais detalhes