Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Portugal não está imune ao fenómeno da pesca ilegal, alerta Interpol

O diretor do programa de pescas da Interpol considera que Portugal "não está imune" ao fenómeno da pesca ilegal e que existem operações em curso contra o fenómeno a envolver agentes económicos portugueses, mas fora o âmbito da entidade que dirige.

"Existem operações contra a pesca ilegal em Portugal neste momento, mas não necessariamente apoiadas pela Interpol. Muitas vezes são investigações conduzidas a nível bilateral - com Portugal a falar diretamente com outro país - mas neste momento não existe uma operação em que a Interpol esteja diretamente envolvida", disse à agência Lusa o diretor do programa de pescas da Interpol, que está integrada numa divisão de Segurança Ambiental da entidade.

Deon Burger, que falava à Lusa em Madrid - à margem de uma conferência de imprensa da Guardia Civil espanhola sobre uma operação contra a pesca ilegal - considera que Portugal não está livre deste problema.

"Não acredito que Portugal esteja imune ao fenómeno da pesca ilegal. Vemos que a pesca ilegal se produz a nível global e vemos que Estados europeus e muitos outros estão envolvidos. Acho que existe atividade ilegal, não especificamente em águas portuguesas, mas fora. Prevejo que se mantivermos a pressão e a cooperação podemos muito bem encontrar alguma coisa", afirmou o coordenador da Segurança Ambiental da Interpol.

CONTINUE A LER AQUI