Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Hanjin: Há 540 mil contentores retidos no mar

A iminente falência da Hanjin tem tido efeitos imediatos e drásticos na indústria, sendo que os contentores e os navios do próprio armador sul-coreano são aqueles que enfrentam situações mais críticas. Estima-se que existam 540 mil contentores retidos no mar, que não têm portos disponíveis para desembarcar.

A frota da Hanjin está num limbo. Os portos não autorizam a sua operação, temendo que a Hanjin não venha a pagar. E os especialistas admitem que a situação pode durar semanas ou até meses...

«É um grande desastre para as companhias de transporte marítimo e para os proprietários das mercadorias que estão nos contentores", referiu à BBC Greg Knowler, analista marítimo e comercial da empresa IHS Markit, com sede em Hong Kong.

Os portos também estão a reter contentores já desembarcados da Hanjin como garantia de pagamento das dívidas da empresa.

«São cerca de 540 mil contentores com carga retidos no mar", explicou à BBC Lars Jensen, presidente-executivo da Consultoria Sea Intelligence, com sede em Copenhague, na Dinamarca.

fonte