ANGOLA Fomento à pesca nas comunidades
O projecto de apoio à pesca artesanal e continental vai apoiar, este ano, no Cuanza Norte, 2.079 produtores individuais do meio rural, anunciou a coordenadora dessa iniciativa institucional.
Maria Dombaxe, que falava no lançamento do projecto, realizado na localidade do Mucoso (Cambambe), indicou que serão apoiados dois mil produtores do ramo da pesca artesanal e 79 da continental nas comunas do Zenza do Itombe e Massangano, mais precisamente nas localidades do Nguimbi Songue e Dondo.
O projecto está inserido nas acções do Governo que visam melhorar a segurança alimentar nas comunidades e, além do Cuanza Norte, será aplicado, até 2022, nas províncias de Luanda e de Malanje, com um orçamento global de 11,1 milhões de dólares (1.850 milhões de kwanzas).
Maria Dombaxe referiu que, no total, o projecto vai abranger 15.800 famílias rurais, compreendendo cerca de 75 mil pessoas residentes em 70 comunidades.
A componente de pesca artesanal envolve dez mil pescadores, enquanto os outros cinco mil exercerão a actividade de processamento e comercialização do pescado.
Os restantes 800, acrescentou a coordenadora, estarão envolvidos na aquicultura, 724 dos quais na produção em pequena escala e 60 outros divididos em aquicultores emergentes e semi-comerciais.
fonte
|