Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 
BRASIL

Antaq apresenta Sistema Eletrónico de Informações a autoridades portuárias

A ANTAQ realizou na sua sede, em Brasília, a apresentação do Sistema Eletrónico de Informações (SEI) para as autoridades portuárias. O evento contou com a participação do secretário-geral da ANTAQ, Joelson Miranda, do coordenador de Gestão de Documentos da ANTAQ, Vinícius Lima, da coordenadora-geral do Departamento de Normas e Sistemas de Logística, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Eleidimar Silva, da coordenadora de Projetos de Sistemas de Informação e representante do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Liliane Pereira, do diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuária da Secretaria de Portos, Luiz Stanley, e do gerente de Informações e Biblioteca da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Andre Farias, além de representantes de 17 autoridades portuárias (companhias docas, portos delegados e administrações hidroviárias).

Segundo o secretário-geral da ANTAQ, Joelson Miranda (na foto), o objetivo da apresentação é aumentar a cooperação com os demais órgãos públicos a fim de obter mais eficiência e menos burocracia: “A ideia é cooperar para que esses órgãos façam a implementação (do SEI!) e, com isso, possam aumentar sua eficiência administrativa, reduzir o tempo na tramitação de processos e diminuir custos”, contou. E prosseguiu: “A nossa participação é ser um ator mais proativo, atuando como um facilitador dessa melhora do uso dos recursos públicos”.

Para Eleidimar Silva, representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o sistema traz grandes benefícios para quem o utiliza: “O nosso Ministério é responsável pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN), que tem várias iniciativas, sendo uma delas o SEI. A nossa meta no governo federal é que em outubro de 2017 todas as instituições públicas federais já estejam utilizando o sistema e aproveitando todos os benefícios e resultados positivos que nós já constatamos com a utilização da ferramenta, como a redução do uso do papel, a diminuição do tempo de espera e o aumento da produtividade”, disse. O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4) e é cedido gratuitamente para instituições públicas.

Para o representante da Codesa e diretor de Infraestruturas e Operações do Porto de Vitória, Guilherme Magalhães, que assistiu à apresentação, a implementação do sistema traria mais praticidade nas gestões e na administração dos portos brasileiros: “A aplicação do SEI nas autoridades portuárias está de acordo com o programa de modernização de gestão portuária. A expectativa é dar mais agilidade nas tomadas de decisão, bem como na análise dos processos portuários, garantindo assim a competitividade do setor”, afirmou Guilherme.

A ANTAQ passou a usar o sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos (SEI) em janeiro de 2016, após firmar acordo com no Ministério do Planejamento. Hoje, no âmbito do governo federal, cerca de 90 órgãos e entidades federais já aderiram ao SEI. Desses, pelo menos 30 já estão utilizando o sistema e outros 60 estão em processo de implantação.

Fonte: Antaq