Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Brasil 

Marinha do Brasil disponibiliza 17 vagas de formação para as Forças Armadas de Cabo Verde

A Marinha brasileira disponibilizou às Forças Armadas de Cabo Verde 17 vagas de formação para sargentos e oficiais e irá reforçar as acções conjuntas de patrulhamento no espaço marítimo cabo-verdiano.

A informação foi dada aos jornalistas pelo chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, Anildo Morais, à margem da cerimónia de entrega do fardamento "camuflado" doado pelo governo brasileiro.

"Em termos de cooperação, a perspectiva para este ano é "muito boa", sobretudo no que diz respeito à formação, uma vez que o Brasil já disponibilizou 17 vagas para formação a nível de sargento e oficiais, o que é extremamente importante para as forças armadas nacionais", disse, realçando que serão reforçadas também as acções conjuntas de patrulhamento com os meios da marinha brasileira que passarem pelo arquipélago.

A formação será feita faseadamente uma vez que irá depender do início de cada curso.

Em relação aos 200 fardamentos entregues hoje pelo embaixador do Brasil em Cabo Verde, o chefe do Estado Maior disse que se destinam aos novos recrutas que irão prestar serviço militar, mas, sublinhou que no decorrer deste ano vão adquirir cerca de 2000, sendo que a ideia é que todas as forças armadas tenham o mesmo padrão de fardamento, que no seu entender, vai ajudar a melhorar a imagem da instituição.

O embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos Leitão, destacou que a cooperação entre os dois países tem sido "muito frutífera" e poderá ser desenvolvida ainda mais.

"Creio que a cooperação militar entre Brasil e Cabo Verde tem tudo para continuar e levar adiante, uma vez que tem sido muito vitoriosa", disse, acrescentando que este gesto se enquadra no âmbito das celebrações dos 50 anos das Forças Armadas de Cabo Verde.

No âmbito das actividades comemorativas, referiu o navio patrulha brasileiro oceânico Araguari, que se encontra em Cabo Verde para acções de exercício conjunto e combinados entre a guarda costeira cabo-verdiana e a marinha brasileira e que, nos dias 13 e 14, estará aberto ao público para visitas. Inforpress