Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
X CONGRESSO 
X CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (APLOP)

«O Direito Portuário nos Países de Língua Portuguesa», e «Integração nas cadeias logísticas», temas para debate nos painéis III e IV

José Luís Moreira da Silva, Coordenador do Grupo de Trabalho APLOP, falará sobre “O Direito Portuário nos Países de Língua Portuguesa”, tema do terceiro painel do X Congresso da APLOP - a 11 e 12 de Setembro, na Gare Marítima de Alcântara.

“Integração nas cadeias logísticas” reúne os especialistas José Carlos Simão (na foto), e Eduardo Mário Dias, no quarto e último painel do encontro.

O primeiro, responsável pela Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), dedicará a sua intervenção à Janela Única Logística (JUL).

“Rastreabilidade de Cargas para o Comércio Exterior – Aplicação do CANAL AZUL” fica a cargo do segundo orador, da Universidade de São Paulo e Universidade Federal Fluminense.

Jorge Maurício - Presidente da ENAPOR (Portos de Cabo Verde), moderará o debate.


O programa já foi divulgado, podendo ser consultado aqui.

De referir as que as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo os interessados preencher a ficha disponível aqui.

Recorde-se que a Gare Marítima de Alcântara já tinha albergado outro congresso da APLOP, em 2012. Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo, Itajaí, foram outras das cidades a acolher congressos e reuniões intercalares desta associação pluricontinental.

A APLOP foi constituída tendo como objectivo primacial reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor); Marrocos e Macau têm o estatuto de Observadores.