Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 

Moçambique prevê aumentar exportação de pescado em 2017

 

Moçambique prevê exportar, até ao final do ano, 14 mil toneladas de pescado, volume que representa um aumento de sete por cento em relação a 2016, que foi de 13 mil toneladas, escreve o jornal Notícias.

Segundo o Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIP), o aumento resulta de uma série de medidas como a fiscalização que as autoridades tomaram para garantir o aumento da produção.

Falando em Maputo, à margem de uma ação de formação da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a directora do INIP, Lúcia Sumbana, revelou que até ao momento Moçambique atingiu 60 por cento da meta de exportação estabelecida para 2017.

Para o alcance dos resultados esperados, segundo a directora, o sector pesqueiro está a trabalhar para a apreensão e recolha de redes impróprias à pesca, que devastam produtos pesqueiros ainda na fase de desenvolvimento.

Sumbana disse igualmente que foi alargado o período de proibição de pesca o que permitiu obter resultados mais satisfatórios.

O sector das pescas representa cerca de quatro por cento do PIB de Moçambique.

Em 2016, Moçambique acumulou 300 mil toneladas de pescado capturado, mais 30 toneladas do que em relação a 2014.(Macauhub)