Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 
BRASIL

Enfeites de Natal que podem ser de naufrágio em São Paulo encontrados em praia do litoral gaúcho

Às vésperas do início de dezembro, profissionais do Ceclimar, o centro de estudos costeiro e marinho vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizaram coletas incomuns nas últimas semanas: enfeites de Natal foram encontrados em areias de praias do litoral gaúcho. De acordo com o instituto, os objetos podem ter sido espalhados no mar em um acidente registado perto do porto de Santos (SP), em agosto, e viajaram cerca de mil quilómetros até ao RS.

Os enfeites começaram a aparecer entre o final de setembro e o início de outubro, e seguem sendo encontrados. Semanalmente, o Ceclimar realiza o monitoramento do litoral norte gaúcho. Lixo e diversos animais mortos, principalmente tartarugas (que podem confundir plástico com algas), são coletados. Para tentar conscientizar a população, o centro fez um post em sua página oficial no Facebook.

— O objetivo foi mostrar que a gente encontra lixo de todos os lugares do mundo, até do Japão. Tudo que se joga fora vai aparecer em algum outro lugar. Nós achamos esse lixo dentro do mar e dentro de alguns animais mortos, como plásticos dentro de tartarugas. É um problema bem sério. Existem estimativas que indicam que, no futuro, teremos mais lixo do que peixes no mar — explica a bióloga do Ceclimar Cariane Campos Trigo.

Conforme o Ceclimar, no acidente ocorrido em agosto, 45 contêineres caíram no mar: oito ficaram à deriva e os outros teriam afundado. Estima-se que as estruturas tenham levado apenas alguns dias para se abrirem.

— Quando um objeto ou um animal fica boiando na praia por algum tempo, alguns animais e plantas, como as lepas (pequenas conchas), se prendem a eles. E nós vimos isso em algumas bolinhas de Natal recolhidas — explicou Cariane.

Os objetos foram encontrados em Capão da Canoa e na Praia das Cabras, em Cidreira. O material ficará guardado com a Ceclimar.

fonte