Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Lazer 
MOÇAMBIQUE

Arquipélago das Primeiras e Segundas Ilhas é uma cadeia de 10 ilhas-barreira

O Arquipélago das Primeiras e Segundas Ilhas é uma cadeia de 10 ilhas-barreira pouco habitadas e dois conjuntos de recifes de coral situados no Oceano Índico. ao largo da costa de Moçambique e próximo da cidade costeira de Angoche. As ilhas constituem dois grupos ao longo do lado ocidental do Canal de Moçambique.

As costas orientais das ilhas são orladas por recifes de coral, compostos sobretudo de corais moles, com corais duros nas suas extremidades sul. Entre as ilhas e o continente encontram-se leitos de ervas marinhas, que constituem um habitat importante para tartarugas-marinhas e dugongos. As ilhas meridionais abrigam a maior zona de nidificação da tartaruga-verde em Moçambique e a tartaruga-comum também usa estas praias.

É também neste arquipélago que se encontra a maior população de dugongos do Oceano Índico ocidental. A vegetação destas ilhas baixas inclui mangues, ervas e matagais. As águas ao largo das suas costas são mais conhecidas pela biodiversidade dos seus espectaculares recifes de coral, que sustentam uma importante pescaria.

fonte