Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 

No fundo do Pacífico, há espécies de peixes a desafiar todos os limites

Cientistas descobriram três novas espécies de peixes que vivem na fossa do Atacama, uma das partes mais profundas do Oceano Pacífico, criaturas translúcidas sem escamas perfeitamente adaptadas a condições que instantaneamente matariam a maior parte da vida na Terra.

Uma equipa internacional de investigadores usou câmaras subaquáticas de última geração para encontrar o novo peixe no fundo da fossa do Atacama, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 7.500 metros - e ficaram surpresos com a sua abundância num ambiente tão inóspito.

"Estas coisas estão no limite do que todos os peixes podem aguentar, então naquela profundidade pode-se esperar que talvez se tenha sorte de ver um ou dois a batalhar para sobreviver", disse à AFP nesta sexta-feira Alan Jamieson, professor sénior de ecologia marinha da Universidade de Newcastle. "Mas há lá bastantes", acrescentou.

Temporariamente denominados peixe-caracol rosa, azul e roxo do Atacama, as criaturas, até então desconhecidas, têm entre 20 e 25 centímetros de comprimento, são translúcidas e não têm escamas.

mais detalhes