Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Guiné-Bissau 

Navios português e francês juntos em exercício de segurança marítima no Golfo da Guiné

O navio patrulha “Zaire”, da Marinha portuguesa, em missão de capacitação da Guarda-costeira de São Tomé e Príncipe, participou no dia 14 de janeiro no exercício “African Nemo 19.1”, juntamente com o navio patrulha “Commandant Blaison”, da Marinha francesa.

Este é um exercício de cooperação, conduzido pela França, com o objetivo de reforçar e incrementar a segurança marítima, contribuindo para a liberdade de navegação no Golfo da Guiné.

A serie em que o navio português participou, que decorreu a cerca de 20 milhas náuticas a Sudeste da cidade de São Tomé, consistiu em preparar e executar uma ação de fiscalização ao navio de pesca “Glanen”, simulado pelo navio francês. Foi, inicialmente, projetada uma equipa de segurança, constituída por cinco Fuzileiros Navais da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, formados pela Marinha portuguesa, através do “Zaire”.

Na “operação”, foram inspecionados compartimentos e revistados os tripulantes, tendo os fuzileiros santomenses encontrado diverso armamento e outro material ilícito. Após o controlo do navio, foi enviado um oficial da Guarda Costeira, que desenvolveu a componente técnica da vistoria, relacionada com aspetos de pesca.

O navio francês acompanhou o desempenho da equipa de abordagem santomense, onde foram demonstradas todas as perícias adquiridas na formação, treinadas e, mais recentemente, postas em prática em operações reais em que foram chamados a intervir.