Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
História 
VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Praias desaparecidas do Rio de Janeiro

Até ao final do século 19, quase todo o litoral da cidade do Rio de Janeiro ainda era cercado de praias. Ou seja, de um lado as montanhas, no meio faixa de terras e lagoas, e do outro lado o mar.

Com o decorrer dos anos, muitas lagoas e áreas alagadiças de terra baixa, onde o mar penetrava, foram aterrados para que a cidade ganhasse mais áreas e espaços. E em algumas áreas da cidade, muitas praias e lagoas deixaram de existir, como a Lagoa do Boqueirão em frente ao antigo Aqueduto da Lapa, onde se encontra o Largo da Lapa e área onde foi construído o Passeio Público nos tempos coloniais.

No início do século 20, a cidade passou por inúmeras transformações urbanisticas com desmonte de alguns morros e muitos aterros. Desapareceram a Praia do Russel na Glória, a Praia da Ajuda onde foram feitos aterros em frente à Cinelândia, a Praia de Santa Luzia que ficava em frente à Igreja de Santa Luzia no Centro da Cidade, a Praia Dom Manuel e Praia do Peixe que ficavam uma de cada lado da Praça 15, bem como a própia praia em frente a Praça 15, que chegava próxima à Rua Primeiro de Março no início da colonização, foi cada vez ficando mais afastada até se tornar cais de barcas, assim desaparecendo do cenário natural.

continue a ler aqui