Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

Os polvos capazes de «andar» no fundo dos oceanos

Se ao ouvir a palavra “polvo” logo se lembra de um animal que costuma movimentar-se com os seus tentáculos agitados, cada um para um lado, a sua percepção deve mudar depois de ler sobre duas espécies curiosas destes moluscos.

Um destes animais com a habilidade peculiar de “andar” no fundo do mar é o ‘Octopus marginatus‘, conhecido também como polvo-coco. O apelido veio de uma táctica de fuga: quando precisa de se esconder, o animal busca uma casca de coco para usar como escudo.

Mas o que o chama mesmo a atenção na espécie é a sua habilidade de usar seus tentáculos como se fossem pernas, com os quais ele se locomove no fundo do mar. Descoberto em 2005, esse animal é estudado por cientistas com muita atenção, principalmente por ser o primeiro molusco capaz de ter movimentos bípedes sem que seu corpo seja sustentado por um esqueleto interno. Ele também é o primeiro animal que conta com o auxílio de instrumentos extras para se proteger – nesse caso, é a casca do coco.

Apesar da habilidade ser uma descoberta rara, o ‘Octopus marginatus’ não é o único polvo bípede que existe. Além dele, há também o ‘Octopus aculeatus‘, um molusco pequeno capaz de se camuflar com os próprios tentáculos em situações de perigo e, da mesma forma que o “polvo-coco”, esse também foge com o auxílio de dois tentáculos.

 

fonte