Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 
...E 8 DELES SÃO NA ÁSIA

90% do plástico dos oceanos vem de 10 rios

Cerca de 90% dos 8 milhões de toneladas de plástico produzido anualmente e descarregados nos oceanos vem de dez rios, dos quais oito se situam na Ásia e dois em África. Na China, considerada o maior importador de lixo reciclável do mundo, nascem ou passam sete dos rios asiáticos.

Um pouco por todo o mundo, cada vez mais governos estão a tomar medidas ambientais para limitar a produção e uso de plásticos. Mas, enquanto nos países ocidentais o combate aos resíduos plásticos se faz principalmente com pequenos gestos – cortando palhinhas, copos e cotonetes -, o principal problema parece estar na realidade na Ásia e em África – onde em apenas 10 rios se concentra 90% do plástico que chega aos oceanos.

Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pelo Helmholtz Center for Environmental Research (UFZ) e divulgado pelo World Economic Forum, em junho de 2018. Nesta análise, concebida com recurso à análise dos resíduos encontrados nos rios e na paisagem circundante, foi demonstrada a existência de “uma correlação clara” entre os dez rios e a quantidade de plástico descarregada no mar.

“Quanto mais lixo é descartado de forma inadequada pelos sistemas de drenagem, mais plástico acaba no rio e segue para o mar”, diz Christian Schmidt, um dos autores do estudo, acrescentando que a quantidade deste material por metro cúbico de água é significativamente maior em rios grandes do que em pequenos.

mais detalhes