Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

A Grande Barreira de Coral corre o risco de sofrer mais um branqueamento

O branqueamento dos recifes de coral é um fenómeno que ocorre quando os corais estão doentes ou morreram. A Grande Barreira de Coral tem sofrido branqueamentos em massa nos últimos cinco anos e teme-se que este ano venha a sofrer outro.

Segundo explicou David Wachenfeld, um dos cientistas do Parque Marinho da Grande Barreira de Coral, ao Guardian Australia, o aquecimento global faz com que o risco de branqueamento de corais continue, mesmo num verão influenciado pelo fenómeno climático La Niña.

Este fenómeno climático é o oposto do El Niño e consiste da diminuição da temperatura da superfície da águas. No entanto, segundo noticia o The Guardian, os especialistas avisam que o fenómeno pode não ser suficiente para impedir outro branqueamento em massa de corais no próximo Verão.

A cor é uma das características mais belas dos recifes de coral e também uma forma de sabermos se estão saudáveis. As algas unicelulares que vivem nos corais são responsáveis pela sua cor, mas quando as águas aquecem, estas algas deixam de fazer fotossíntese. Como consequência, os corais acabam por expulsá-las, perdendo a sua cor e também a sua vida, devido à ausência dos nutrientes que as algas forneciam, ficando visível apenas o esqueleto de calcário branco.

O fenómeno pode ocorrer também quando poluentes ou o excesso de luz solar levam os corais a expelirem águas simbióticas do seu tecido.

mais detalhes