Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
FUTURO 

Este ferry leva 300 passageiros e não polui nada

Arrancou a produção, na Alemanha, de um catamarã eléctrico cuja energia é garantida por painéis fotovoltaicos. O ferry terá capacidade para transportar 300 passageiros e não vai ser caso único.

Trata-se de um catamarã com 30 metros de comprimento e 8,26 metros de boca (largura máxima), capaz de receber 300 tripulantes e 18 bicicletas, tendo sido projectado para a realização de passeios turísticos e para assegurar a travessia do Lago de Constança (Bodensee, em alemão), que se situa na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça, sendo o terceiro maior lago da Europa Central, com 63 km de comprimento.

O barco está a ser construído pelo estaleiro alemão Ostseestaal KG, a pedido da empresa Bodensee-Schiffsbetriebe (BSB), que navega precisamente no sul do país. Ainda não há muitos detalhes acerca da embarcação, nomeadamente a potência dos motores eléctricos ou a faixa de autonomia, mas é garantido que o pack de baterias (960 kWh) vai ser alimentado por painéis fotovoltaicos. E a produção já foi iniciada, prevendo-se que a viagem inaugural aconteça dentro de pouco mais de um ano, em Julho de 2022. Se tudo correr como planeado, a BSB fez saber que vai avançar com a encomenda de uma outra embarcação deste tipo.

continue a ler aqui