Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
LOBITO, ANGOLA

Alargado até fim de Setembro prazo do concurso para gestão do terminal polivalente

A comissão de avaliação do concurso público internacional para a gestão do Porto do Lobito informa que, sob autorização do Ministério dos Transportes angolano, alargou a data-limite para a entrega das propostas até ao dia 30 Setembro, «por solicitação dos concorrentes visando melhorarem o conteúdo das suas propostas».

Na nota, a comissão frisou ter «registado com agrado» o interesse de outros concorrentes interessados que não tinham tido a possibilidade de adquirir as peças concursais e que, assim, já o poderão fazer, demonstrando assim o «grande interesse e viabilidade económica» do terminal do porto do Lobito. Filipinas, China, Emirados Árabes Unidos e França são os países representados nas candidaturas a este concurso público internacional, aberto no dia 17 de Maio, tendo em vista a gestão do terminal polivalente do Porto do Lobito.

O concurso destina-se a empresas ou associações de empresas estrangeiras que comprovada experiência na actividade de gestão de terminais portuários e que reúnam os requisitos exigidos. Capitais próprios realizados não inferiores a 25 milhões de dólares (21,3 milhões de euros), um volume de negócios médio anual dos últimos três exercícios fiscais não inferior a 100 milhões de dólares (85,3 milhões de euros) são alguns dos requisitos ao concurso internacional que visa a gestão do terminal polivalente do porto angolano.

As empresas concorrentes devem ter igualmente, directamente ou através de subsidiárias, uma participação não inferior a 25% em pelo menos três operações de concessão de terminais portuários com uma quantidade média anual de movimentação não inferior a 250.000 TEU.

fonte