Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
PRESENCIAL E ONLINE

XII Congresso da APLOP com casas cheias

Concluem-se esta terça-feira, 16 de Novembro, os trabalhos do XII Congresso da APLOP, que ontem teve início em Luanda.
Depois de um ano de interregno, por causa da pandemia, a família portuária da lusofonia regressou em força a esta reunião magna, casa cheia para os inscritos presencialmente, e rede cheia também para as inscrições online, estreia da APLOP nestas lides da assistência remota que foi coroada de êxito, superando em muito as expectativas.

O evento, que decorre nas belíssimas e funcionais instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAAP), abriu com as intervenções de Miguel Matabel (Presidente da APLOP), Alberto Bengue (Presidente da APANG – Associação dos Portos de Angola), Ricardo Viegas D´Abreu (Ministro dos Transportes de Angola), de Zacarias da Costa (Secretário Executivo da CPLP), e de José Luís Cacho, actual Conselheiro da APLOP que foi o seu primeiro presidente, após a fundação da associação em 2013.

A reunião magna integra quatro painéis, tendo três deles - “Inovação e Digitalização ao serviço da competitividade portuária”, “A Resiliência dos Portos da CPLP e os Desafios da Descarbonização da Economia”, “O Direito Portuário nos Países da CPLP” – sido concluídos na segunda-feira.
O quarto painel, “Internacionalização dos Portos dos Países de Língua Portuguesa” preenche a manhã de hoje, antecedendo a cerimónia de encerramento, a cargo de Carlos Fernandes Borges, Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário do Governo de Angola.

Nos próximos dias trataremos de disponibilizar, na web, vídeos, apresentações powerpoint e fotografias referentes ao XII Congresso, o que será feito nos espaços da APLOP no Youtube e no Flickr.

Essa disponibilização já começou a ser feita, vídeos assinalados nas notícias que compõe esta newsletter.