Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 

Angola já rastreia contentores de alto risco

Angola está a implementar, desde 2021, o Programa de Controlo de Contentores (PCC), uma iniciativa que visa banir infracções, com o apoio do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Organização Mundial das Alfandegas (OMA).

Com essa prática, Angola tornou-se no primeiro Estado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) a implementar o programa de controlo de contentores (PCC), de acordo com fontes dos serviços das Alfândegas, representados pela Administração Geral Tributária (AGT).

O programa funciona de modo centralizado e permite elaborar o perfil de Contentores de Alto Risco, obtendo o acesso a um sistema electrónico de busca, além de possibilitar os usuários a rastrearem contentores com destinos específicos, fornecer informação detalhada do tipo de carga, rota e métodos de pagamento.

Segundo Ângelo Silva, chefe do Departamento de Tarifas e Comércio Aduaneiro da AGT, a implementação desse programa alinha Angola no combate internacional ao tráfico de drogas, de animais selvagens, de produtos contrafeitos, pirateados, bem como outras infracções no âmbito do comércio internacional.

mais detalhes