Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
FUTURO 

Navio ro-ro testa vela de asa em condições reais de operação

A Michelin e a Companhia Marítima Nantaise - MN acabam de assinar um acordo de parceria para testar a vela de asa em condições reais de operação na navegação marítima comercial. Um navio porta-contêineres ro-ro será equipado com o sistema wing sail no segundo semestre. A partir do final do ano, duas rotas semanais entre Espanha e Grã-Bretanha vão operar com um protótipo de asa com uma superfície de 100m² no navio “MN Pélican”.

A solução Wing Sail Mobility (Wisamo) é um sistema automatizado, telescópico e inflável de vela que pode ser instalado em navios mercantes e embarcações de recreio. A solução inovadora é o produto de um empreendimento colaborativo entre a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Michelin e pela equipe da Wisamo.

Graças a esta instalação, o projeto entrará na fase de desenvolvimento industrial da nova tecnologia. Se os testes forem conclusivos, o acordo de parceria pode abrir portas para testes usando uma vela de asa maior, marcando um passo para a descarbonização do transporte marítimo.

mais detalhes