Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
GEO 

A «ilha mais poluída do mundo» estava no lugar errado do mapa há 85 anos

A Marinha Real Britânica descobriu que a Ilha Henderson, completamente isolada e desabitada no Oceano Pacífico, tem sido mal colocada nos mapas durante 85 anos.

Uma equipa da Marinha Real Britânica passou pelo local onde se encontra a Ilha Henderson com o objetivo de tornar as cartas de navegação à volta dos Territórios Ultramarinos Britânicos mais precisas, mas acabou por descobrir que surge mal representada nos mapas há cerca de 85 anos.

O grupo, a bordo do navio patrulha HMS Spey, cruzou a localização do local apresentada nos mapas com dados de radar e chegou à conclusão de que a ilha está 1,6 quilómetros mais a sul do que o representado nas cartas marítimas.

Segundo o IFL Science, o primeiro registo cartográfico da ilha foi realizado em 1937, a partir de fotografias aéreas. Estas novas observações sugerem que a aeronave que fez as imagens errou nos seus cálculos.

A ilha Henderson, que tem 37,3 quilómetros quadrados, é uma das quatro ilhas do arquipélago de Pitcairn e é conhecida pela poluição extrema. Localizada no meio do Pacífico, a ilha é constantemente bombardeada por materiais plásticos trazido pelas correntes marítimas.

Atualmente, alberga cerca de 40 milhões de pedaços de plástico. O próximo objetivo dos cientistas é procurar saber um pouco mais sobre a área isolada e o impacto da Humanidade sobre a mesma.

“Os cientistas no Reino Unido têm muito poucos dados sobre o oceano nesta localização – a sua salinidade, temperatura, pressão da água e afins”, explicou o Tenente Michael Royle. “Eles estão interessados em compreender as alterações climáticas na região.”

fonte