Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

MINISTRO DOS TRANSPORTES INAUGURA LAR DE IDOSOS NO LOBITO

O Ministro dos Transportes Ricardo D’Abreu inaugurou o Lar de idosos ‘São Luís’, afecto à Igreja Católica. Trata-se de uma instituição localizada no bairro da Canata, no Lobito, província de Benguela, que beneficiou de profundas obras de reabilitação a cargo do Porto do Lobito.

A instituição de caridade funciona no recinto da ‘Catequese’, sob jurisdição da Paróquia de São José da Caponte que há muito se debatia com problemas nas estruturas do edifício.

Construído e apetrechado pelos trabalhadores afectos a administração técnica e infra-estruturas da Empresa Portuária do Lobito, no âmbito da sua responsabilidade social, para que os idosos tenham melhores condições de habitabilidade e vivam com mais dignidade, o novo edifício tem dois dormitórios para homens e mulheres, cozinha, lavandaria, varanda, entre outras valências.

O bispo auxiliar da Diocese de Benguela, Dom Estevão Binga, ao benzer o abrigo, disse ser este um bom exemplo de como é possível apoiar o esforço das instituições na coesão social, tendo sublinhando que “a prática do bem-fazer, respeito aos idosos, a vivência na simplicidade, justiça e a humildade, são, entre outros, os valores que podem contribuir no processo de desenvolvimento das comunidades”.

Dom Estevão Binga, mostrou-se satisfeito com a inauguração do centro, destacando o “relevante papel” que o mesmo vai desenvolver na comunidade como uma instituição de caridade, exortando por isso, a sociedade benguelese a promover e reforçar o espírito de solidariedade para com os que mais necessitam.

O padre José Bento, pároco da Igreja de São José, da Caponte, felicitou o gesto do Porto, parafraseando a madre Teresa de Calcutá quando disse que “a ajuda que se presta parece uma gota no oceano, mas sem aquela gota, o oceano não teria a imensidão que tem”.

Esclareceu ainda que o lar há muito vem acolhendo idosos, maioritariamente sem famílias e doentes, naquele espaço para serem assistidos com alimentos, medicamentos e noutras necessidades, por não terem meios de subsistência.

O PCA, Celso Rosas garantiu, na ocasião que o Porto do Lobito, mantêm a sua disponibilidade em apoiar os projectos que têm como fim único o bem-estar social da população.

O gestor anunciou ainda para breve, a promoção de um projecto que via a construção de uma cozinha e lavandaria comunitária para apoiar os mais desfavorecidos.

O lar de Idosos assiste, actualmente, 38 idosos, alguns dos quais espalhados em casas diversas e cubatas, sem o mínimo de condições.