Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 

Há «montanhas» de açúcar escondidas no oceano

Cientistas descobriram que os prados de ervas marinhas no fundo do oceano podem armazenar enormes quantidades de sacarose, com grandes implicações para o armazenamento de carbono e as alterações climáticas.

Um novo estudo liderado pelo Max Planck Institute for Marine Microbiology, na Alemanha, descobriu que há uma enorme fonte de sacarose no fundo do mar.

Segundo o Science Alert, o açúcar é libertado pelas ervas marinhas numa área diretamente afetada pelas raízes, conhecia como rizosfera. Isto significa que as concentrações de sacarose do fundo do mar são cerca de 80 vezes mais elevadas do que seriam normalmente.

Se os cientistas tiverem em consideração os sistemas de ervas marinhas em todo mundo, estimam que seja produzida até 1,3 milhões de toneladas de sacarose, o equivalente a 32 mil milhões de latas de Coca-Cola.

“As ervas marinhas produzem açúcar durante a fotossíntese“, explica a microbiologista marinha Nicole Dubilier. “Em condições de luz média, estas plantas utilizam a maior parte dos açúcares que produzem para o seu próprio metabolismo e crescimento.”

mais detalhes