Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Corredor do Lobito vai impulsionar a agricultura e a criação de empregos

O Corredor do Lobito vai impulsionar o impacto directo no desenvolvimento de indústrias fortemente dependentes da cadeia logística, nomeadamente Agricultura e as Minas, e a consequente criação de empregos.

As infra-estruturas, cuja concessão foi atribuída ao consórcio Trafigura Group Pte Ltd, Vecturis, SA e Mota-Engil, Engenharia e Construção África, SA vão fomentar também criação de oportunidades para o desenvolvimento de pequenos negócios adjacentes ao transporte ferroviário e uma alternativa ferroviária competitiva face ao transporte rodoviário, capaz de contribuir para a redução das tarifas de transporte de carga.

Segundo o ministro dos Transportes, Ricardo Veigas D´Abreu, citado num comunicado de imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso, "financeiramente a exploração do Corredor do Lobito vai permitir que o transporte ferroviário venha a aportar um conjunto de benefícios positivos, contribuindo para o desenvolvimento local e regional, em torno da linha férrea.

Nos próximos 30 anos, o consórcio formado pelas três empresas vai assumir a operação, a exploração e a manutenção do transporte ferroviário de mercadorias entre o Lobito e o Luau, assim como a manutenção de toda a da infra-estrutura existente ao longo do Corredor.

O valor do prémio de assinatura desta concessão é de 100 milhões de dólares, valor em linha com o montante doutras concessões no sector dos transportes em Angola, tendo permitido diferenciar os concorrentes com base na sua capacidade financeira face à dimensão dos activos em causa.

fonte