Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Museus 
BRASIL

A história e o desenvolvimento do Porto do Recife reunidos no mais novo museu do Estado

Foi assinada, no Palácio do Campo das Princesas, a Ordem de Serviço que autoriza a construção do “Museu do Porto do Recife”, espaço que contará sobre a importância do ancoradouro recifense para o desenvolvimento da cidade do Recife e do Estado, como também reunirá um acervo de peças históricas do trabalho portuário.

Serão cerca de 100 peças dispostas em um imóvel de 100 metros quadrados adjacente à Administração do Porto, no Bairro do Recife. O espaço foi escolhido em virtude da mobilidade e acesso independente, facilitando a visitação no futuro. A previsão é que em novembro o equipamento já esteja aberto ao público e agregando ao turismo do Estado.

No total, com a requalificação do espaço e agenciamento do entorno, será feito um investimento de R$ 171.086,16 (cento e setenta e um mil e oitenta e seis reais e dezesseis centavos).

O presidente do Porto do Recife, Tito Moraes, reforçou a importância de investir em um museu voltado para a história portuária. “Esse é um momento marcante pois sabemos a importância dos museus para as instituições e o Porto do Recife tem muita história. O ancoradouro carrega a representatividade da capital pernambucana e nada mais justo que tenhamos um espaço qualificado como museu para preservar toda essa história”, afirmou Tito Moraes.

Já o Governador Paulo Câmara celebrou a construção de mais um espaço que valoriza a história do povo pernambucano. “O Porto do Recife faz mais uma ação importante para o Estado, de resgate a memória da comunidade portuária recifense e de Pernambuco. Ficamos felizes em saber que o ancoradouro está cumprindo sua missão de receber bem quem chega ao nosso Estado, de movimentar a economia, como também de contar a história da nossa cidade e do nosso povo”, reforçou Câmara.

Do porto organizado são 104 anos de história, mas o ancoradouro do Recife estava aqui antes mesmo da vila de pescadores virar a metrópole que conhecemos hoje. E é essa memória que o “Museu do Porto do Recife” irá resgatar através de exposição de ferramentas náuticas de época, instrumentos de trabalho, registros fotográficos e outras peças que fazem parte da comunidade portuária.