Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
VÁRIA 
JÁ SE SABE PORQUÊ

Os recifes de coral no fundo dos oceanos brilham no escuro

Algumas espécies de corais brilham no escuro e um novo estudo publicado na Communications Biology revelou porquê.

A equipa de cientistas acredita que os corais usam as cores fluorescentes para atraírem presas. “Apesar das lacunas no conhecimento existente sobre a perceção visual dos sinais fluorescentes pelo plâncton, o estudo apresenta provas experimentais do papel de atração de presas da fluorescência dos corais”, revela Or Ben-Zvi, autor principal do estudo.

A maioria dos recifes de coral estão em águas superficiais para que as suas algas possam captar a luz solar que é filtrada pela superfície do oceano. No entanto, algumas espécies que preferem as profundidades do mar, sendo muitas destas fluorescentes e tendo as pontas dos tentáculos brilhantes.

Esta capacidade parece ser uma adaptação essencial para os corais viverem no fundo do mar. Já várias hipóteses foram sugeridas para explicar este brilho — uma sugere que funcionam como um protetor solar dos corais branqueados, que começam a brilhar para se protegerem do stress causado pelo calor e pela luz e outra propôs que ajuda a facilitar a fotossíntese.

Numa série de experiências de laboratório, a equipa testou se pequenos camarões preferem brilho verde ou laranja em vez de brilho transparente ou alvos sem brilho nos lados opostos de um tanque. A experiência comprovou que os camarões nadavam para o brilho fluorescente, escreve o Science Alert.

Os resultados foram semelhantes quando as experiências foram feitas no Golfo de Acaba, no Mar Vermelho. Os cientistas compararam as taxas de predação entre corais de diferentes que cores que foram retirados do mesmo golfo a 45 metros de profundidade — e os corais com o verde fluorescente tinham mais sucesso na caça do que os corais com um brilho amarelo.

A pesquisa analisou apenas uma espécie de recifes de coral mesofóticos, sendo precisas mais pesquisas para se perceber como o plâncton e outros crustáceos que alimentam os corais são afetados pelas cores.

FONTE