Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
APLOP em foco 
XIII CONGRESSO DA APLOP

Ministro do Mar de Cabo Verde presente na sessão de abertura

O XIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) arrancou esta quinta-feira, 27, na ilha do Sal.

Sob a presidência dos Portos de Cabo Verde, esta XIII edição da reunião magna da APLOP acontece sob o lema "Novos Desafios, Novas Oportunidades para os portos da Lusofonia".

A sessão de abertura contou com as intervenções do Ministro do Mar do governo cabo-verdiano, Abraão Vicente; do Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa e PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho, e do Vereador da Câmara Municipal do Sal, em representação do Presidente, Jucelino Cardoso.

Na sua intervenção, o Presidente da APLOP realçou a importância da promoção da cooperação entre os seus membros, particularmente nos domínios comercial, formação, gestão e exploração, de molde a contribuir para a melhoria da sua eficácia e eficiência, desiderato obrigatório na era da digitalização, ao mesmo tempo em que lutamos por um futuro mais verde, assim atingindo o grande objectivo comum que é o desenvolvimento sustentável global, sem deixar ninguém para trás.

O Ministro do Mar, durante o acto de abertura, enalteceu a importância do evento para o processo de desenvolvimento dos Portos da CPLP.
Para Abraão Vicente, a partilha de tecnologia deve ser colocada como ponto de partida para a construção de uma verdadeira associação de portos da CPLP. Para isso, importa partilhar a tecnologia, as boas estratégias, as melhores práticas, assim como a formação de recursos humanos.

No primeiro dia de trabalhos cumpriu-se um vasto programa, dividido por três painéis:
- Desenvolvimento de Negócio - novas oportunidades para os portos;
-Portos (Verdes) do Futuro desafios e oportunidades;
- O Direito Portuário nos Países da CPLP;

Ao final da tarde realizou-se a Assembleia Geral da APLOP.