Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
EDUCARE 
BRASIL

Projecto desenvolvido por estudantes de engenharia da Unicap testado no Porto do Recife

Quatro estudantes de Engenharia da Complexidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) estiveram no cais do Porto do Recife para colocar em funcionamento na água, pela primeira vez, uma embarcação movida a energia renovável e controlada remotamente. O projeto tem como função realizar a batimetria e o monitoramento ambiental em tempo real do Porto do Recife.

Acompanhados dos professores Fernando Nogueira - também coordenador do curso na Unicap - e Hilário de Lima Filho, e da equipe de Gestão Ambiental do Porto do Recife, os alunos puderam tirar as medidas dos canais presentes no cais para realizar ações preventivas e analisar a necessidade de dragagens futuras.

O trabalho surgiu de demandas que foram apresentadas pelo Porto do Recife em 2021, quando estudantes do curso realizaram um estágio de duração de três meses e meio no ancoradouro, e teve continuidade em 2022, após o órgão assinar um Acordo de Cooperação Técnica, junto à Unicap, de 5 anos de duração, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas soluções para operações portuárias do porto.

Agora, os próximos passos a serem dados pelos alunos de Engenharia da Complexidade - uma graduação focada na análise, compreensão e desenvolvimento de soluções para problemas práticos - inseridos no projeto é seguir na fase de testes e aprimoração da ferramenta, para que, num futuro não tão distante, esta possa ser incrementada na rotina de carga e descarga do Porto do Recife.