Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Museus 
BRASIL

Porto do Recife inicia processo de curadoria para o museu que inaugura ainda este ano

 O Porto do Recife recebeu os responsáveis pela elaboração da curadoria que contará a história do ancoradouro, no mais novo museu do Estado, o Museu do Porto do Recife. Nas mãos do historiador Sandro Vasconcelos, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e do designer Josivan Rodrigues, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o inventário das centenas de peças abrigadas no Porto do Recife dá os seus primeiros passos, rumo às que serão escolhidas para retratar a importância do porto centenário, em Pernambuco, neste museu histórico.

O projeto de catalogação, inventário e curadoria, que também conta com a participação do designer gráfico Raul Kawamura, busca entender o que consta no acervo do Porto do Recife e de que forma tais ferramentas podem ser colocadas em exposição para os visitantes. Segundo Vasconcelos e Rodrigues, o principal objetivo desta etapa do processo é fazer com que, juntas, além de contar a história do ancoradouro, as peças escolhidas criem uma conexão com o espectador. "Imagine um livro", foi como Josivan Rodrigues definiu a tarefa em desenvolvimento. É necessário pensar em textos, abertura, tipografia, imagens, peças, local onde cada ferramenta se encaixará e coisas afins, para que uma narrativa seja construída.

No entanto, apesar do trabalho, as expectativas para o Museu do Porto do Recife são excelentes. "Ele é inédito", conta o designer. "Certamente tem um grande potencial", complementa. Ainda, de acordo com Sandro Vasconcelos, há, no acervo, mais de 100 fotografias nunca antes vistas pelo público, e o mesmo número de plantas, todos datados somente do século XX. Para ambos, a construção do novo museu e a abertura destas peças à população será uma forma dos visitantes compreenderem o papel do Porto do Recife para a cidade, e verem "o outro lado além da navegação".

A previsão é que a curadoria das peças esteja finalizada até o final do mês de março, quando o Porto do Recife poderá iniciar a montagem do museu.