Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Agostinho Francisco Langa Júnior é o novo PCA do CFM

O Governo nomeou, a 14 de março, o Eng. Agostinho Francisco Langa Júnior para o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em substituição do Eng. Miguel José Matabel, que vinha exercendo as funções desde 2017.

Agostinho Francisco Langa Júnior é um Quadro do CFM que volta a casa, onde já desempenhou as funções de Administrador Executivo, entre 2015 e Outubro de 2020, quando foi nomeado como Secretário do Estado do Ensino-Técnico-Profissional, cargo que ocupava até à data da sua nomeação como PCA do CFM.

Formado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade Eduardo Mondlane, o novo Presidente do Conselho de Administração desempenhou, em Nacala, as funções de Chefe de Serviço de Operações Portuárias (CFM), entre 1991 e 2005, e Director Executivo do Porto (CDN), entre 2005 e 2012. Ainda na gestão portuária (entre 2013 e 2015), o Eng. Langa foi Director de Operações na Comissão Executiva e Director do Porto do Norte (PN).

Agostinho Langa assume as funções para dar sequência à missão que vinha sendo desenvolvida pelos seus antecessores, de tornar o sistema ferro-portuário moçambicano a maior referência na Região da África Austral, dada a localização privilegiada de Moçambique.