Cruise Portugal de novo na Seatrade Cruise Global
Representados sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira voltaram a promover-se na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, que teve início dia 27 e termina esta quinta-feira, 30 de Março, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, Florida, sob o tema “Forward Momentum”.
Estão ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos, nomeadamente a Buzzpath – Agência de Viagens, a Ibercruises - Agência de Viagens e Navegação, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Medtug Sines, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, West Sea Estaleiros Navias, entre outros parceiros.
A participação dos seis portos tem como objetivo projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades, na rota do turismo de cruzeiros. Nesse sentido, os representantes nacionais vão dar a conhecer aos decisores da indústria a oferta portuária e turística atual de cada um, assim como ações e projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade.
Esta é a 17ª vez consecutiva que os portos portugueses participam num espaço nacional que se localiza no stand 1 329 com 56m2.
Recorde-se que em 2022 os portos portugueses registaram um total de 1 016 escalas de cruzeiro, o maior número de sempre, ultrapassando, assim, pela primeira vez a marca das 1 000 escalas, o que correspondeu a um crescimento de 11% face às 912 escalas alcançadas em 2019.
O crescimento de escalas não se traduziu, no entanto, num aumento de passageiros a exemplo do que se passou na generalidade do sector, em grande medida justificado pelos protocolos sanitários a bordo por parte das companhias, que ainda vigoraram durante o primeiro semestre de 2022.
Assim, em termos de passageiros, foram 1 161 309 os turistas visitaram Portugal por navio de cruzeiro em 2022, valor que se aproxima dos 1 428 086 passageiros registados em 2019.
Os portos nacionais congratulam-se com estes resultados que demonstram a qualidade das infraestruturas portuárias nacionais e dos seus destinos turísticos, e que dão um importante contributo para a retoma do Turismo em Portugal.
Para 2023 as administrações portuárias preveem que a atividade de cruzeiros registe novos recordes com mais de 1,5 milhão de passageiros e 1 050 escalas, o que ao verificar-se significa um crescimento de 36% e de 3%, respetivamente, face a 2022.
O evento, que reúne o ‘trade’ do sector de cruzeiros, nomeadamente companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros e empresas fornecedores dos mais diversos equipamentos e serviços, conta com cerca de 500 expositores e milhares de visitantes de mais de 100 países.
|