Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 

Projecto Praia Circular no Rio de Janeiro

O projecto Praia Circular está a chegar ao Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, com o objectivo de incentivar à redução do consumo de plástico e ao turismo sustentável na cidade.

A ideia é envolver os parceiros comerciais, inclusive quem trabalha nas areias, para que sejam adoptadas boas práticas e novos modelos de negócios, com base na redução do uso e na substituição do plástico.

O projeto-piloto está em operação no Posto 4, na Praia de Copacabana. No local foi instalada uma máquina com gestão inteligente, que fornece água potável e gelada, para evitar que cariocas e turistas consumam o produto em garrafas plásticas descartáveis. Os usuários poderão encher seus utensílios com líquido de qualidade, certificado pelo Inmetro, pagando R$ 1 a cada 500ml.

A prefeitura está a lançar o Praia Circular através da Riotur, via Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), uma iniciativa liderada pela União Europeia. O projeto tem ainda o apoio das secretarias da Casa Civil, de Meio Ambiente e Clima, Esportes e Ordem Pública.

A Riotur é a responsável pela coordenação das ações em toda a rede de empresas privadas, como hotéis, restaurantes, quiosques e barracas, além de prestadores de serviços, como instrutores desportivos. Durante a duração do projeto, todos os envolvidos terão que fornecer copos sustentáveis e apoio educacional aos usuários das praias. Além disso, haverá análise das areias em parceria com a Fundação Getulio Vargas.

fonte