Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Associativismo 

Conheça a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)

Criada em 1970 – ocasião em que o Brasil experimentava uma severa escassez de divisas – a sigla AEB definia uma “Associação de Exportadores Brasileiros”. Justificava-se a ênfase no incentivo das exportações como meio de obter divisas para fazer face ao pagamento de importações demandadas pelo forte crescimento de então (1968-1973), denominado “milagre econômico”. Mas logo prevaleceu o entendimento de que o “Comércio Internacional”, em todos os países, “é via de duas mãos” – por uma, fluindo exportações e por outra, importações – levando a que se alterasse sua designação para “Associação de Comércio Exterior do Brasil”, mantida, portanto, a sigla AEB.

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) – que, em 2020, completou meio século de existência – desde sua criação atua como legítima representante nacional do setor de comércio exterior, de bens e serviços, em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo, sempre atenta a conciliar as demandas dos associados ao interesse público.

Graças a esse histórico de mais de meio século, a AEB angariou credibilidade e espaço junto a segmentos dos três poderes. Nesses 50 anos de trabalho, a AEB atuou – com destaque para o relacionamento mantido com diferentes governos federais propícios a apresentação de demandas e sugestões de políticas para o comércio exterior do país – em prol do incentivo ao aumento das exportações, reduzindo custos e burocracia inclusive nas operações de importação, com medidas visando a assegurar aos produtos e serviços nacionais maior poder de competição ante seus concorrentes estrangeiros, tanto nos mercados externos quanto no mercado doméstico.

Imbuída deste compromisso, uma das muitas ações da AEB diz respeito a estruturar encontros de comércio exterior para traçar diretrizes e estreitar diálogos entre empresários da área de comércio exterior e entidades governamentais, com destaques para o ENAEX e o ENASERV, sendo o foco deste último o comércio externo de serviços comerciais e, para o mais recente EMEX, evento cujo foco é no segmento de comércio exterior com o aumento da diversificação de gêneros nas atividades envolvendo as transações internacionais de mercadorias e serviços.

continue a ler aqui