Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 
MOÇAMBIQUE

Zâmbia quer instalar linha de transporte de combustível a partir da Beira

O Ministro dos Transportes e Comunicações diz que a Zâmbia tem interesse em receber combustível a partir do Porto da Beira. Mateus Magala revela que, para o alcance desse objectivo, a Zâmbia pretende instalar um gasoduto naquela infra-estrutura.

No último dia da sua visita a Moçambique, o Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, escalou o Porto da Beira, na província de Sofala.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, revelou, na ocasião, que o país vizinho está a pensar em novas formas de receber combustível a partir do Porto da Beira.

“A Zâmbia está interessada em ter um pipeline (gasoduto) daqui para aquele país, onde podemos oferecer o combustível a partir dos produtores. Com esta medida, vai-se mudar a forma habitual como é transportado o combustível”, disse Mateus Magala.

De acordo com Magala, a Zâmbia manifestou, ainda, interesse em aumentar o volume de carga do seu país, que é manuseado no Porto da Beira.

“Sabemos também que a Zâmbia está a conhecer um ‘boom’ nos recursos naturais. O Presidente Hakainde Hichilema disse, em algumas ocasiões, que poderão conhecer um crescimento de 800 milhões de toneladas, e a aposta principal é o Porto da Beira.”

Além de possuir vantagens em termos de comércio, Moçambique considera o interesse da Zâmbia uma oportunidade para melhorar a cooperação entre os dois países e promover o desenvolvimento mútuo.

fonte