Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Moçambique 

Comércio entre países africanos conta com uma seguradora própria

Fundada em 2021, a AFREXInsure foi criada para oferecer soluções de seguros especiais para comércio e investimentos relacionados ao comércio em toda a África, com acesso a seguros especiais de qualidade e de ponta, feitos sob medida para a África.

Com conhecimento credível de África, a AFREXInsure irá alavancar a sua experiência em riscos, utilizando a sua presença continental e profundo conhecimento do mercado africano para fornecer soluções em torno do manuseamento de carga, construção, operações e energia, sectores cruciais para o crescimento e estabelecimento de comércio e investimento intercontinental.

Falando durante o lançamento, que teve lugar à margem das Reuniões Anuais do 30º Aniversário do Afreximbank, Kanayo Awani, Vice-Presidente Executivo do Intra-African Trade Bank, em representação de Benedict Oramah, Presidente e Presidente do Conselho de Administração do Afreximbank , disse que a empresa vai facilitar o seguro de riscos especiais, a fim de apoiar as empresas nos países membros do Afreximbank.

A ideia consiste em mitigar o problema de a África ter que contar com parceiros externos para arquitectar a resiliência e o desenvolvimento econômico do continente, diz um comunicado da imprensa da organização financeira.

“Ao reduzir o risco de transações ou investimentos, o seguro pode ajudar a impulsionar a estratégia de negócios para aqueles envolvidos no comércio intra-africano e permitir que os parceiros globais promovam seus interesses e ambições comerciais na África”, afirmou Awani.

A fonte acredita que a penetração do seguro é relativamente baixa na África em comparação com outras regiões. A AFREXInsure irá, portanto, intensificar os esforços para atender a essa necessidade na África e nos estados parceiros no Caribe.

Igualmente, vai ajudar a reter os prêmios de seguro na África e ajudará a reinvestir-se no continente para o aprimoramento do comércio e do desenvolvimento económico do continente.

fonte