Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Notícias 
ANGOLA

Corredor do Litoral Sul mantém potencial na oferta de produtos

As províncias do Cuanza-Sul, Benguela e Namibe partilham o corredor Litoral Sul de Angola, uma posição que lhes confere vantagens e um elevado potencial na oferta de produtos do mar.

No Cuanza-Sul, concretamente em Porto Amboím, Gangula e Sumbe (municípios que andam pelo mar) as vantagens naturais têm -se procurado manter por parte dos operadores pesqueiros e as autoridades do sector.

Recentemente, o Jornal de Angola soube que no caso do Centro de Pesca do Cuanza-Sul, há a capacidade de processamento de dezenas de toneladas, tendo ainda uma capacidade de conservação à volta das 50 toneladas. Já no que respeita à transformação da farinha de peixe, a unidade instalada no município do Sumbe manueseia 10 toneladas.

O sector das Pescas na província de Benguela, por sua vez, enfrenta um momento crítico devido à uma redução drástica na captura de peixe, situação que tem colocado em risco a manutenção de empregos e a sustentabilidade das empresas que actuam na área, segundo consta.

A realidade compromete a manutenção de empregos e a sustentabilidade de várias empresas operadoras.

A presidente da Associação dos Armadores Industriais de Pesca em Benguela, Naty Viegas, prestou informação recentes, nesse sentido, no município da Baía Farta, ressaltando que o sector enfrenta uma crise devido à diminuição significativa na captura de peixe.
Relativamente à província do Namibe, os responsáveis dizem registar com agrado que existem empresas locais ligadas ao sector das Pescas que já têm estado a fazer algumas exportações ainda que de uma forma tímida para os Estados Unidos da América. Apontam que, nos últimos meses de 2024, foram exportados três contentores de miolo de caranguejo e rochas ornamentais já trabalhadas.

No seu todo, para além das províncias do Litoral Sul, Angola possui no Centro (Luanda e Bengo e Icolo e Bengo) e depois já mais ao Norte as cidades/províncias costeiras do Zaire e Cabinda.
É fruto da actividade do subsector que o pescado é um produto, hoje, de exportação e alta procura.

fonte